Mexer com construção não é uma tarefa fácil e envolve muitas escolhas. Uma delas é escolher o material certo para revestir os ambientes. Os mais usados são cerâmica e porcelanato. Afinal, qual é melhor? Onde cada um se encaixa melhor? E qual a diferença entre eles?
O porcelanato foi criado na Itália na década de 80 e no Brasil a partir de 1995. Muito resistente, esse material é resultado de uma mistura entre porcelana e outros aquecidos a 1200ºC. A cerâmica é mais antiga, tendo registros iniciais na Idade da Pedra em 25.00 a.C. Sua matéria-prima é a argila.
Cerâmica possui 2 tipos muito usados em casas e apartamentos, a esmaltada e a monoporosa. A monoporosa é mais usada em paredes porque absorve melhor a água. Cria um visual sofisticado e delicado. Já a esmaltada é reconhecida por sua praticidade e durabilidade. Permitindo uma impressão HD para valorizar ainda mais suas cores e aspectos decorativos.
No porcelanato, os mais usados são o natural e o polido. O natural é incrivelmente resistente e por isso, é ideal para ser usada em áreas de grande movimento e circulação. O polido também é resistente, mas possui uma camada a mais de brilho que é feito no polimento durante sua fabricação.
Ficou na dúvida de qual usar em sua casa? Pense nos aspectos de cada um e o que você mais precisa no ambiente. Mais resistência ou beleza. Busque ajuda de profissionais que saibam lhe indicar o melhor para cada cômodo do seu imóvel. Lembre-se que locais com maior circulação de pessoas precisam de mais resistência e outros mais tranquilos podem se dar ao luxo de pedir mais beleza e utilidade.
Analise cada possível situação e com a orientação correta, a escolha vai acontecer sem erros. Para mais matérias, acesse nosso blog e tenha as melhores dicas e informações.